Os Correios (Empresa Brasileira de Correios Telégrafos – ECT) lancará nos próximos meses concurso público destinado ao provimento de diversos cargos.
De acordo com a assessoria de imprensa dos Correios, o certame visa contratação por prazo determinado para substituição de mão-de-obra temporária.
A validade do contratos deve ser entre 12 e 60 meses, conforme entevista de Wagner Pinheiro de Oliveira, presidente do órgão, ao jornal “O Dia” em fevereiro.
Ainda não há informações sobre quais locais serão lotadas as vagas deste certame e nem para quais oportunidades serão. A questão é que o concurso Correios 2015 precisa ser agilizado, pois a empresa sofre com escassez de mão de obra.
Falta de profissionais
Em 12 de fevereiro, foi noticiado na EPTV Campinas, emissora televisiva afiliada à Rede Globo, que a ECT apresenta uma grande defasagem de pessoal, o que provoca atraso na entrega das correspondências
Somente na microrregião de Campinas há mais 2,5 milhões de cartas paradas. Para o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos de Campinas, o órgão necessita de pelo menos 2.000 profissionais na região, sendo 1.400 carteiros.
Os Correios percebem a falta de trabalhadores desde que a Justiça impediu que os contratos dos terceirizados fossem renovados. Uma solução para o problema seria a realização do tão aguardado concurso público.
O superintendente de gestão de pessoas dos Correios, Afonso Oliveira de Almeida, disse que “na reivindicação da regional [de Campinas] o déficit é de 478, nós vamos nos acertar para ver qual é o número correto para poder publicar o edital”.
Previsão de contratação
A intenção do órgão é iniciar as contratações em julho.