Foi publicado nesta segunda-feira (14), pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) a autorização através da Portaria nº 571, para a realização de um novo concurso público do IBGE para contratar até 82.023 profissionais para trabalhar no Censo Agropecuário 2016.
Ao todo são 223 vagas para Analista Censitário,700 para Agente Censitário Administrativo, 174 para Agente Censitário de Informática, 486 para Agente Censitário Regional, 512.540 para Agente Censitário Supervisor, .500 para Agente Censitário Municipal, e 62.400 para Recenseador.
As oportunidades deste concurso são temporárias, de acordo com a Lei nº 8.745/93 onde é determinado que as contratações sejam feitas por tempo determinado e efetuadas a partir de aprovação em processo seletivo simplificado.
Os salários para cada cargo serão definidas pelo IBGE em valores proporcionais aos dos salários dos servidores públicos que desempenham função semelhante. O edital de abertura das inscrições deverá prever o número de vagas, a área de atuação, a descrição das atribuições, a remuneração e o prazo de duração do contrato.
O período de trabalho deverá ser de até um ano, com possibilidade de prorrogação até o limite máximo da vigência dos contratos, estipulada em três anos. A prorrogação precisará ser justificada pela necessidade de conclusão das atividades previstas na Portaria 571. As despesas com as contratações correrão à conta de dotações orçamentárias do IBGE.